Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FOI ASSOMBRAÇÃO????




Era uma vez...
Em uma das férias escolares fomos passar uns dias na fazenda que foi
do meu bisavô. Era uma fazenda muito antiga, uma casa enorme, com
vários quartos, o assoalho era de madeira, uma cozinha grande
com fogão a lenha.Nem luz elétrica tinha.
 Na porta da sala a gente avistava um cemitério...
Era um cemitério pequeno, deveria estar enterrado lá umas 10
pessoas, todas parentes que há muito anos  se foram...
Antigamente se enterravam os parentes nas fazendas, era o costume.
Nessa época, eu deveria ter uns 9 anos, minha prima(Helena) uns 10,
 meu primo( João)uns 14 anos.
Quando cheguei e vi o cemitério, confesso que fiquei com medoooo...
Afinal, só tinha 9 anos e a cabecinha fervilhava de "pensamentos"!!!
O meu tio que era o dono da fazenda, nos levou lá para ver os túmulos
onde estavam os nossos antepassados.
Ai,ai,ai...eu não queria ir, mas....
Os túmulos eram bem antigos, já estavam muito destruídos, senti
uma sensação estranha em pensar que ali estavam gente do meu sangue.
Durante o dia, andamos, brincamos, conhecemos vários lugares da fazenda.
Lá no fundo, na porta da cozinha tinha uma bica de água, que passava por 
uma varanda, tinha um monjolo que ficava dentro de um galpão onde tinha
vários cestos de espiga de milho, sacos de arroz com casca que no monjolo
eles eram descascados...
A noite chegou...E com ela a escuridão. A luz da lamparina era o que iluminava.
Jantamos, a louça estava suja e a moça que trabalhava na casa ia para a bica
lavar...eu e minha prima pedimos a ela para ir ajudar...(ou seja, brincar), rsrsrsss!!
Cada uma levava uma lamparina, e lá fomos nos...
A escuridão era total, não se via nada que não estivesse ao alcance da luz
frágil e trêmula da lamparina...
Estávamos todas prosas...rindo, conversando, mas....
__ Oláaaaa!!! 
Silêncio total!!!! Entre-olhamos... Quem disse aquilo???
Helenaaaaa!!!
Silêncio de novo...
__ João é você?? Perguntou a moça que estava com a gente.
Silêncio total.....
__ Oláaaa!!!
Nem sei de onde me apareceu forças para sair correndo, pois as
minhas pernas pareciam que tinham chumbo em cada uma, logo
atrás de mim, também correndo veio minha prima Helena e a moça...
As lamparinas ficaram, não deu tempo de pegar.
KKKKKKKKKKKKKK!!!
Chegamos dentro da cozinha com o coração na mão, tamanho era
o susto. Contamos o que a aconteceu, e minha tia, disse:
__ Isso não passa de ser o João...
Nisso entrou o João com meu tio, e falou:
__ Eu o que, mãe???
Ele estava com meu tio na porta da sala o tempo todo.
Bom, quem foi, eu não sei, e nuca fiquei sabendo...
O que sei, foi que naquela noite a louça do jantar ficou suja,
KKKKKKKKKKKKK!!!
O que sei, foi que naquela noite eu demorei muito para dormir.

__ Oláaaaaa!!!

Pois sei que foi assim...

Um comentário: